Formação Modular

Teletrabalho

UFCD
10759
Carga Horária
25

Objetivos

Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.

Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.

Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.

Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.

Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.

Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Conteúdos Programáticos

Teletrabalho: Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção; Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação; Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores; Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade.

Competências do/a teletrabalhador/a: Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho; Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital.

Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho:

Gestão da confiança: Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva; Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes); Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas; Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais.

Gestão da distância: Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho; Reorganização dos locais e horários de trabalho; Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo); Motivação e feedback; Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada); Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto; Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal; Controlo e proteção de dados pessoais; Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação; Assistência técnica remota.

Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais);

Formação e desenvolvimento de novas competências;

Transformação digital – novas formas de trabalho;

Desempenho profissional em regime de teletrabalho: Organização do trabalho; Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído; Espaço de e para o teletrabalho; Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho; Pausas programadas; Riscos profissionais e psicossociais; Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social; Avaliação e controlo de riscos; Acidentes de trabalho; Gestão do isolamento.