História

1995
  • Constituída a 16 de Janeiro de 1995, a FORESP – Associação para a Formação e Especialização Tecnológica, foi o resultado dos esforços conjuntos da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Vale de Cambra, da Câmara Municipal de Vale de Cambra, do INETI – Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento e do Instituto Politécnico do Porto, veio a dar corpo à Escola Tecnológica de Vale de Cambra.
1998
  • Em 28 de Abril de 1998 teve início a primeira turma da Escola com o curso de Tecnologia Mecânica.
1999

Ingressaram mais sócios fundadores: ARSOPI – Indústrias Metalúrgicas Arlindo Soares de Pinho, S.A.; FAMAVAL – Criações Metálicas, S.A.;  METALÚRGICA PROGRESSO DE VALE DE CAMBRA, S.A.; NEORELVA – Embalagens Metálicas, S.A.; TECNOCON – Tecnologia e Sistemas de Controle, S.A.; VALINOX – Indústrias Metalomecânicas, S.A.;

2001

Inicia-se a primeira turma do curso de Automação, Robótica e Controlo Industrial.

2004

Arrancaram cursos de Produção Mecânica, Administração e Gestão e ainda Organização Industrial e a lecionacão no Concelho de Arouca.

2005

Ingressaram mais 4 associados: COLEP CCL – Embalagens Metálicas, S.A.; TÉTA3 – Tecnologia e Equipamentos, SGPS, S.A.; L. Pinho Investimentos, SGPS, S.A.; Município de Arouca.

2008

Arrancou a principio as primeiras turmas dos cursos de Especialização Tecnológica de Manutenção Industrial e Aplicações Informáticas de Gestão.

2011

Ingressaram mais 4 associados: VICAIMA – Indústria de Madeiras e Derivados, S.A.; JPM – Automação e Equipamentos Industriais, S.A.;  FERPINTA – Indústrias de Tubos de Aços, S.A.; CATARI – Indústria de Equipamentos Metálicos, Lda.;

2012

Iniciaram-se os cursos de Especialização Tecnológica em Gestão da Qualidade e do Ambiente, Gestão de Redes e Sistemas Informáticos e Tecnologia Mecatrónica.

2013

A FORESP foi certificada pela Direcção – Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) para as seguintes áreas de formação: 010 – Programas de base, 213 – Audiovisuais e produção dos media, 322 – Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD) , 341 – Comércio, 347 – Enquadramento na organização/empresa, 481 – Ciências Informáticas, 521 – Metalurgia e metalomecânica, 522 – Electricidade e energia, 523 – Electrónica e automação, 525 – Construção e reparação de veículos a motor, 582 – Construção civil e engenharia civil, 761 – Serviços de apoio a crianças e jovens, 811 – Hotelaria e restauração, 861 – Protecção de pessoas e bens.

2014

A FORESP foi certificada pela Direcção – Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) para as seguintes áreas de formação:
090 – Desenvolvimento pessoal;
222 – Línguas e literaturas estrangeiras;
482 – Informática na óptica do utilizador;

Inicia-se o curso de “Electricista de Instalações” no âmbito do projecto Vida Activa

2015

Iniciou-se o curso de Especialização Tecnológica de Gestão da Produção (Supervisor de Produção) – indústria metalúrgica e metalomecânica.

2017

Formalizou a adesão à Foresp a AECA – Associação Empresarial de Cambra e Arouca.

2018

Inicia-se o curso Capacitação para a inclusão no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

2021

A FORESP foi certificada pela Direcção – Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) para a seguinte área de formação: 
862 – Segurança e Higiene no Trabalho.

Arrancam várias Formações Modulares Certificadas, estruturadas sob a forma de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), realizadas de acordo com os referenciais previstos no Catálogo Nacional de Qualificações.

2022

A FORESP passou a titular do estatuto de Declaração de Utilidade Pública

(publicado em Diário da República em 18 de fevereiro de 2022, Despacho 2125/2022).

Alcance total da formação

Nas diferentes vertentes de formação (cursos de Especialização Tecnológica, Formações Modulares Certificadas, projeto vida Ativa, Capacitação para a Inclusão, seminários e outros, a FORESP formou mais de 2800 formandos.

Sites We Follow